"PRÉ-DIABETES": EXISTE MESMO ??
- corporesanoes
- 12 de mar. de 2024
- 1 min de leitura
Em consultório, tenho me deparado com muitos casos de "Pré-Diabetes". Muito já vem com este diagnóstico, muitas vezes, sem uma investigação mais adequada. E, por que isto é importante para o Cardiologista ? Pois, nestes casos, a prevenção Cardiovascular tem que ser maior !!
O 1º achado que deve estar presente é a alteração de GLICEMIA DE JEJUM !!! Ela está normal ? Então, relaxe !!!! Ah... Mas ela está entre 100 e 126... Opa ! Alerta ligado ! Daí, vale levantarmos a hipótese. Mas, vamos explicar melhor !
Existe um exame chamado Hemoglobina Glicada. Ele demonstra a variação do Açúcar sanguíneo nos últimos 3 meses. E aí que mora a confusão !! As Diretrizes rezam que o NORMAL, seria abaixo de 5,7%; Pré-Diabetes entre 5,7% e 6,5%; Diabéticos acima de 6,5%. Mas, este exame tem muito FALSO POSITIVO, ou seja, muitos resultados não condizem com a realidade. O que fazer ?
A melhor maneira é realizar o TESTE DE TOLERÂNCIA ORAL A GLICOSE COM SOBRECARGA 75g. Nele, dosamos a glicemia após 2 horas da ingesta de uma quantidade específica de Glicose - 75 g - e observamos o resultado. Se < 140 mg/dL, Normal; se 140-200 mg/dL, Pré-Diabetes; se > 200 mg/dL, Diabetes.
Estamos superestimando os Pré-Diabéticos e Hipermedicando a população !

Comentários